quarta-feira, 4 de julho de 2012

Orixás


Por: Marlow Boscari



O Candomblé é uma religião que cultua os orixás, deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças deuses associados às forças da natureza, e sua liturgia é realizada no interior dos terreiros ou também conhecidos como roças. No começo foi difícil, até porque os negros não tinham muito estudo, e os conhecimentos eram transmitidos quase todo por tradição oral. No Brasil diz-se que Oxalá é o pai maior. Mais na verdade, Oxalá é um dos mais velhos, Orixá Fun Fun.
A característica de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. O sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada orixá foi também associado a um santo.
No Candomblé cultuam-se muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros. Alguns são necessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas. Estes deuses africanos são considerados intermediários entre os homens e Deus, e por possuírem emoções tão próximas dos seres humanos, conseguem reconhecer os nossos caprichos, os nossos amores, os nossos desejos. É muito frequente dizer-se que as personalidades dos seus filhos são consequência dos orixás que regem as suas cabeças, desenvolvendo características iguais às destes deuses africanos.
Referencias bibliográficas: http://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/

Rituais do Candomblé


Por: Alexandre Broering

Os rituais do candomblé são realizados em terreiros que podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal ou mista. O chefe do terreiro chama-se Babalorixá se for homem e Ialorixá se for mulher. A celebração do ritual é feita por um pai ou mãe de santo, que inicia o despacho de Exu.
Durante esses rituais, ocorre o sacrifício de animais que variam de acordo com o deus que está sendo homenageado na cerimônia. A matança é realizada por um sacerdote denominado de achôgun ou achégun, que, na verdade precisa sacrificar dois animais, já que durante o ritual serão realizadas duas oferendas uma dedicada a Exú, e outra ao santo celebrado na ocasião. O achôgun precisa seguir com meticulosidade e precisão determinados rituais, porque sem eles,o sacrifício e a oferenda, etapa seguinte da festa, perderiam por completo seu valor, não sendo aceito pelos deuses.
O ritual é feito sempre em ritmo de dança, o tambor é tocado e os filhos de santo começam a invocar seus orixás para que os incorporem. O ritual tem no mínimo duas horas de duração.
Dentre muitos rituais há o ritual das Águas de Oxalá. Esse ritual representa purificação, renovação, um novo ciclo, por isso o uso da água como representação, fonte primordial da vida. O ritual em algumas casas mais tradicionais é feito em quatro momentos e seguida de três domingos subseqüentes. Os domingos de festa cumprem uma etapa fundamental das obrigações, o ciclo se realiza ao se reviverem durante os 16 dias o caminho mitológico do Orixá nos três domingos.



Pais de Santo na Umbanda


Por: Maria Eduarda Poluceno 

PAIS DE SANTO E MAES DE SANTO
- Porque a maioria dos Pais de Santo são Homossexuais??
Exagero de sua parte, embora Umbanda respeite a orientação espiritual das pessoas e existe sim alguns que são homossexuais, mas afirmar ser maioria é exagero, diria eu que são uns 24%
Pai de santo, padrinho de umbanda ou chefe de terreiro são termos usados em várias das religiões afro-brasileiras para designar a pessoa responsável ou autoridade máxima de um terreiro ou tenda de Umbanda.
OS SIMBOLOS DA UMBANDA
"a cruz gamada.

· a estrela de cinco pontas.

· a serpente do arco-íris.

· a pirâmide eqüilátera.

· o triângulo equilátero.

· o círculo quadriculado

· a cobra-coral.

· a serpente dourada.

· as sete luas."

domingo, 1 de julho de 2012

Voduns

Por: Vagner Schroeder


 Os Voduns vêm desde-a mitologia Fon, foi criado por Muwu, o deus supremo dos Fon. Chegou ao Brasil com a vinda dos africanos para cá, mas faziam suas rezas, “rituais” escondidos pois era proibido na época, e desde 1822 com a lei que proibia o trabalho escravo começou a ser praticada de forma livre, em locais denominados sagrados.
Quando Vodun, esta escrito em maiúsculo significa a religião, e quando esta escrita for minúscula mostra os espíritos centrais para essa religião. Alguns Espíritos voduns:
voduns Kavionos: São os ligados à tempestade. No caso o vodun do raio e o vodun do céu.
Sògbó: significado do nome “grande raio”vodun que controlava o fogo “dono do fogo”. E pai dos demais voduns kavionos.
Badé ou Gbadé: é um dos filhos mais jovens, é um líder guerreiro e também conhecido como Gbamesò.
Aklongbé: irmão de badé, que é responsável pelo granizo.
Kpòsú: o mais velho da família, representado pela pantera, que é considerado por alguns o pai de Sògbó.
Agbetawoyó: grande guerreiro que vive nas águas do mar agitadas, considerado irmão de sògbó, e seu nome significa “ruído do mar”.
Avlekétè: jovem pescador. Mensageiro entre o mar e o rio, filho de Sògbó e Agbé.
Aden ou Adeen: voduns feminina da família do raio, envia as chuvas noturnas que provoca o crescimento das plantas.
Agbé: mãe das águas, velha e portadora de grande sabedoria, responsável pelos oceanos. Suas comidas não levam sal. E também esta ligada aos astros (cometas).
Loko: vive nas árvores, é ele que faz a ligação entre a terra e o céu.
Sòhòkwé ou Sorokwê: vodun responsável pela defasa das casas.

O Brasil foi o país com maior influencia da religião vodun, por ser de origem negra e africana, na qual veio com a vinda dos africanos para cá.
Os voduns são conhecidos como candomblés, hoje os voduns tem que moram no Brasil tem os mesmos direitos de qualquer outro, se interferem na política elegendo presidente, senador, governadores, deputados, tem pessoas formadas em medicina,  e estão a ajuda do país, cada um recebeu oportunidades, e exerceram para o bem do povo, alguns dos voduns se deram bem outros mal. Vodun é vida, preservação da espécie, é evolução.